Descobertas

Diretamente do cotidiano de um programador

REPL

leave a comment »

Depois de alguns meses programando apenas em Ruby, vou trabalhar em um projeto relâmpago (1 mês) usando Java. Uma das coisas que eu senti falta logo de começo foi um console para que eu possa testar pequenos trechos de código rapidamente.

Fiz uma pequena pesquisa e vi que muita gente já usava Groovy, BeanShell, Rhino ou JRuby para este fim. Não cheguei a testar todas e tenho certeza que o console dessas linguagens pode ser uma mão na roda, mas como estou imerso em Ruby ultimamente, optei pelo JRuby.

A instalação do JRuby no Debian é bastante simples, um apt-get install jruby dá conta do recado. A única coisa que eu tive que mexer no meu ambiente de trabalho foi adicionar um alias no meu .zshrc (equivalente ao .bashrc para usuários de bash) pra poder chamar o jirb na linha de comando sem precisar colocar a versão do programa no final.

O que eu precisei fazer foi basicamente:

apt-get install jruby

cd ~

echo “alias jirb=’jirb1.0′” >> .zshrc

source .zshrc

Depois apenas segui um tutorial que explica como testar o comportamento de algumas classes do Java no jirb e voilá, agora já posso testar classes Java com muito mais praticidade. :)

No wiki do jruby tem mais informações sobre como chamar código Java de dentro do Ruby.

Written by Dalto

março 18, 2009 às 3:13 am

Publicado em jruby, ruby

Deixe uma resposta

